Música é… por WASHINGTON OLIVETTO

lecastel
Vagalume
Published in
2 min readSep 15, 2017

--

WASHINGTON OLIVETTO, chairman da WMcCann.

Acordeonista, péssimo instrumentista (por isso me recuso a tocar), apesar de formado em acordeon, harmonia, análise e contraponto no Conservatório Musical Heitor Villa Lobos aos 13 anos. Único publicitário que virou música tanto na pessoa jurídica (W/Brasil) quanto na pessoa física (Engenho de Dentro), ambas canções de Jorge Ben Jor. Parceiro de Tom Zé na canção Amor de Estrada e recriador de inúmeros hits nacionais e estrangeiros para campanhas. Fui um dos produtores do disco Juventude/ Slow Motion Bossa Nova, finalista do Grammy.

Lena Castellón para o Vagalume

Quem é the best na música? Por quê?

The best na música é a própria música. Não importa o gênero, o ritmo, o estilo ou a nacionalidade. Sendo boa, é boa.

Cinco canções que marcaram sua vida e que estão na sua playlist do coração. Vale explicar a razão (vai que serve para ajudar alguém).

Chega de Saudade com João Gilberto, (I Can’t Get No) Satisfaction com os Stones, Tropicália com Caetano, Fire com Jimi Hendrix e Summertime com Janis Joplin. São todas algumas das minhas escolhas geracionais, entre milhares de canções que eu adoro.

Quais os três melhores shows que viu? Onde? Quando? Como?

Back in Bahia, de Gilberto Gil, no Teatro da PUC em São Paulo; Nina Simone no New Morning de Paris, no dia da morte do Bob Marley, e Rolling Stones no Beacon Theatre, para o documentário do Martin Scorsese.

E letra? Qual é aquela que você canta junto quando toca, que nunca esqueceu? Ou aquela que quer emoldurar e colocar na parede?

My Funny Valentine, de Lorenz Hart, e Águas de Março, do Tom Jobim, letra que está emoldurada na parede da casa do André Midani, no Rio de Janeiro.

Uma música ou cantor (a) ou banda para…

a) pegar estrada:

Tudo do Tom Jobim.

b) deixar rolar com amigos em casa:

Tudo do Chet Baker.

c) tocar quando está só:

Tudo do Frank Sinatra.

d) ouvir durante a atividade física:

Os acústicos do Lulu Santos.

Quais os melhores usos de música já feitos por marcas ou campanhas?

Fiz realmente muita coisa boa com música, devidamente documentada. Para Chambinho, cigarros Hollywood, Rider (uma porção), Triton, Garoto e Bradesco, recentemente. Mas muitos publicitários no mundo também fizeram coisas boas com música. Gosto particularmente do trabalho com música do John Hegarty para a Levi’s.

Comercial “Launderette”, criação da BBH/ London, de 1985
Comercial “Bath”, criação da BBH/ London, de 1986

--

--

Jornalista, corredora, viajante, cinéfila, aprendiz. Acha que a vida tem trilha sonora. Tem 2 border collies, Bowie e Indie, e 2 gatas SRD, Loony e Lizzy.