Música é… por IGOR PUGA

lecastel
Vagalume
Published in
3 min readOct 3, 2017

--

IGOR PUGA, diretor de marketing do Santander.

Minha relação com música é curiosa. Não fiz aula de nada. Não tenho nenhum domínio de instrumento, nem apreço por algum estilo ou gênero específico. Mas na adolescência desfilei em escola de samba na bateria por uns bons quatro Carnavais. Tocava surdo de primeira (pra quem não conhece, tem explicação aqui. Não vale rir).

Lena Castellón para o Vagalume

Quem é the best na música? Por que?

Eu me sinto incapaz de responder por ser um leigo em música, ainda mais numa pergunta tão assertiva que pede uma resposta no singular. Mas creio que existe uma combinação compulsória entre voz e instrumento. Portanto, não faria sentido escolher alguém que não fosse impressionante apenas na harmonia das duas partes, mas contundente nas partes separadas também. Eu gosto muito de Jorge Ben Jor por ter sido capaz de criar um estilo tão proprietário que praticamente existe um gênero de música próprio tanto nas letras, como na melodia. Como se não bastasse, consegue ser apreciado por um leque tão heterogêneo de público que transcende gênero, idade e classe social. Ele cabe na minha cadeira de the best na música.

Cinco canções que marcaram sua vida e que estão na sua playlist do coração. Vale explicar a razão (vai que serve para ajudar alguém).

Eu me identifico com músicas que conseguem me remeter imediatamente a um lugar e seu respectivo momento da minha vida. Não necessariamente são músicas que ouça com frequência, mas formam uma espécie de trilha sonora da minha vida. Curioso que me dei conta que não há nenhuma música nacional nessa lista.

When you gonna learnJamiroquai

Nutshell Alice In Chains

Believe Smashing Pumpkins

Home Edward Sharpe and The Magnetic Zeros

Lost Stars — Adam Levine (do Maroon 5)

Quais os três melhores shows que viu? Onde? Quando? Como?

O show mais impressionante que já assisti foi o Pearl Jam no Pacaembu pela primeira vez. Coisa de caipira criado no interior que nunca imaginou poder estar num mesmo espaço que o Eddie Vedder. Eu era muito novo também. A acústica era péssima no estádio, estava numa localização horrível, mas talvez tenha sido a primeira vez que me dei conta que o planeta não era tão grande a ponto de viver experiências inimagináveis na minha infância. Depois, assisti um show do Phoenix, que me marcou muito também, talvez pela baixa expectativa prévia, inversamente proporcional à energia de palco daqueles caras. Foi visceral mesmo. E tive o privilégio de ver um show do U2 em Istambul que tinha um significado muito especial por ser a primeira vez do grupo na Turquia. Portanto, era uma atmosfera única não apenas na cidade, mas em todo o país.

E letra? Qual é aquela que você canta junto quando toca, que nunca esqueceu? Ou aquela que quer emoldurar e colocar na parede?

Todo o sentimentoChico Buarque

Uma música ou cantor (a) ou banda para…

a) pegar estrada: Two Young LoversDire Straits

b) deixar rolar com amigos em casa: John Pizzarelli Meets the Beatles

c) tocar quando está só: Timoneiro Paulinho da Viola

d) ouvir durante a atividade física: California SoulMarlena Shaw & Ya Boy (Lincoln Lawyer Remix)

Quais os melhores usos de música já feitos por marcas ou campanhas?

--

--

Jornalista, corredora, viajante, cinéfila, aprendiz. Acha que a vida tem trilha sonora. Tem 2 border collies, Bowie e Indie, e 2 gatas SRD, Loony e Lizzy.